Indicações de Uso
Assentamento de revestimentos cerâmicos de alta, média e baixa absorção, mosaicos, placas de cimento, tijolos a vista se aplicados sobre emboço, pedras naturais, saunas que não excedam 50ºC, porcelanatos, blocos e pastilhas de vidro.
Liberar para o tráfego
Pessoal de obra com cuidado após 72 horas, e tráfego após 7 dias.
Não indicado
- Uso em substratos instáveis ou irregulares, que não estejam aptos a receber cerâmica.
- Sobre substratos que contenham contaminantes; Óleos, graxas, verniz, tintas, parque, vinil, fibra de vidro, madeira compensada, concreto leve e piscinas, Churrasqueiras, lareiras, frigoríficas e piscinas.
- Não use em temperaturas abaixo de 10ºC.
- Não aplicar sobre revestimentos que contenham excesso de engobe, neste caso limpe o revestimento cerâmico corretamente.
- Revestimentos; > 80 x 80 cm.
- Áreas externas.
- Sobreposição de revestimentos.
Vantagens
Agilidade no assentamento e redução dos desperdícios e alto desempenho, atendo as NBRs vigentes.
Métodos de Mistura
Para métodos convencionais em caixote, o mesmo deverá ser homogeneizado de acordo com as especificações de adição de água e tempo de maturação; Em caso de mistura mecânica (Furadeira), o mesmo deverá ser feito em média rotação, evitando o excesso de incorporação de ar no sistema.
18,5 - 20 % de Água. Obs. Controlar a adição de água para que não haja interferência nos resultados solicitados.
Método de adição: Pó sobre líquido.
PREPARO DA SUPERFÍCIE
Todo o substrato deve estar apropriado, isentos de poeira, óleo, graxa ou qualquer tipo de resíduo que venha a prejudicar o desempenho da aplicação.
Verificar a existência de trincas ou fissuras no substrato; Caso tenha o mesmo deverá ser regularizado com argamassa GRAUTE COLA BEM.
Em caso de aplicação em paredes o emboço deverá estar devidamente curado; Caso haja trincas ou eflorescência no reboco, tal patologia deverá ser sessada através de procedimentos indicados pelo responsável pela obra.
Todas as juntas de expansão, dessolidarização e movimentação devem ser trazidas até a superfície do revestimento e serem preenchidas com mastique ou silicone.
Emboços a base de cal devem ser carbonatadas por completo por um período de 30 dias.
Contrapiso e argamassas de emboço curadas há pelo menos 28 dias.
Alvenarias curadas há 14 dias e paredes de concreto com no mínimo 28 dias.
Modo de usar
Adicione água conforme prescrito acima
Misturar de forma contínua e deixar descansar por 10 minutos. Após este período iniciar a aplicação com desempenadeira dentada.
Em aplicações utilizando revestimentos cerâmicos acima de 30x30 o mesmo deverá ser executado em sistema de dupla colagem em sentidos opostos.
Aplicar a argamassa com o lado liso da desempenadeira com um ângulo de 30º, forçando o material a penetrar nas irregularidades da base.
Com o lado dentado da desempenadeira, estender os cordões na superfície, com aproximadamente 60º de inclinação em relação á base.
Pressionar a peça cerâmica sobre os cordões da argamassa, ajustando-as com as pontas dos dedos e bater com um martelo de borracha até o amassamento dos cordões.
Periodicamente retire a peça recém-colocada e verifique se a quantidade de argamassas aderida está adequada para assegurar a ancoragem.
Caso suje a superfície do revestimento com argamassa, limpar em seguida com pano úmido; Caso o material esteja firmemente aderido o mesmo deverá ser removido com produtos adequados em concentrações indicadas pelo fabricante.
Limpe as juntas após 30 minutos e logo após 72 horas rejuntar com argamassa de rejuntamento Cola Bem.
Temperatura ideal para trabalho: 5 - 30 ºC.
Em condições climáticas desfavoráveis, onde a argamassa esteja perdendo água, deve-se adicionar água, a ponto que não exsude a mesma.
Proteja peças de alumínio.